Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sweet and Salty

"Hand made recipes with love from my kitchen to yours."

Sweet and Salty

"Hand made recipes with love from my kitchen to yours."

5 frequently questions about a healthy diet

Montagem principal.jpg

Ser saudável está na moda.

Nas fotografias do instagram, nos post's do facebook, ou nas pesquisas do pinterest, a alimentação saudável está por toda a internet, e são cada vez mais as pessoas que hoje em dia optam por alterar os seus hábitos alimentares por outros mais saudáveis.

É verdade que a maioria das pessoas só começa a pensar em levar uma alimentação saudável quando as análises mostram resultados menos desejados, ou quando chega o verão e o biquíni não assenta como gostamos, mas é também verdade que é quase nulo o número de pessoas que não se sente melhor quando muda os seus hábitos alimentares.

Mas independentemente daquelas que sejam as vossas opções alimentares, o mais importante na minha opinião, é que sintam bem fisicamente e que sejam felizes com as vossas decisões.

Ainda assim, e para aqueles que querem iniciar uma alimentação mais saudável, deixo-vos aqui 5 dicas, baseadas na minha experiência e naquilo que me foi passado por alguns médicos especialistas, para incentivar a vossa mudança.

No entanto é essencial que consultem um nutricionista, que vos possa elaborar um plano focado nas vossas necessidades individuais, para obterem melhores resultados.

 

 

  • Devo excluir as gorduras dos meus cozinhados?

Uma coisa é certa, quantas menos gorduras introduzirem na vossa alimentação melhor será para a vossa saúde.

Ainda assim não precisam de se radicais e exclui-las por completo.

Podem fazer apenas pequenas trocas, como optar por usar o azeite, ou o óleo de coco ao invés do típico óleo de girassol, e lembrarem-se de ter em conta que embora sejam gorduras mais saudáveis, não deixam de ser gorduras.

Ou seja optar pelas soluções mais saudáveis, mas ainda assim manter o equilíbrio e não se excederem.

 

  • Os produtos light são aconselhavéis?

Parece algo que já todos sabemos, mas a verdade é que ainda existem muitas pessoas que se deixam levar pelos rótulos dos alimentos que se intitulam por mais saudáveis.

No entanto basta lermos o rótulo da parte de trás, para nos apercebermos de uma realidade bem diferente.

Menos isto, menos aquilo, mais fruta, e o pormenorzinho onde veem descritas umas generosas gramas de açúcar quase camufladas no meio de uns quantos ingredientes.

Não digo que seja assim com todos os produtos, mas a verdade é que a grande maioria dos produtos light, não passam de publicidade enganosa, por isso, e para prevenir, perca um bocadinho do seu tempo no super mercado e lei-a os rótulos.

 

  • É benéfico eliminar os hidratos de carbono da minha dieta?

Há uma coisa que as pessoas têm de entender, e é que independentemente daquela que seja a vossa opção alimentar, radicalismo nunca é uma boa opção. E sejam os açúcares, gorduras ou hidratos de carbono, tudo isto é necessário para o bom funcionamento do nosso corpo, apenas na medida certa.

Ou seja, tem de eliminar os hidratos de carbono da sua dieta? Não!

Ainda assim, deve reduzir por exemplo a porção de arroz no seu prato e compensar com uma porção de legumes à sua escolha.

Não deixa de consumir o seu tão adorado arroz, e ainda introduz outros nutrientes.

 

  • Fazer treinos de cardio intensivo ajudam-me a emagrecer?

Cada um de nós tem o seu corpo, com diferentes níveis de evolução, e por consequência diferentes tipos de necessidades.

E isto faz com que o treino da Joana não seja o mais indicado para a Filipa, nem vice-versa.

Existem por isso pessoas a quem é prescrito um treino de cárdio, que as ajuda a atingir os seus objetivos. No entanto existem também outras pessoas com corpos que não suportam certos tipos de treinos, daí que seja essencial procurarem a ajuda de profissionais que vos possam ajudar a atingir os vossos objetivos de uma forma saudável e benéfica para vocês. 

 

  • Devo optar por uma alimentação 100% biológica?

Num Mundo ideal, todos nós teríamos acesso a uma alimentação sem adições de químicos ou pesticidas.

Ainda assim temos de ser realistas e perceber que nem todas as pessoas tem acesso a alimentos de agricultura biológica, devido aos preços que são praticados na maioria das grandes superfícies.

No entanto também não é uma missão impossível, e se de facto for um objetivo nosso, com algum esforço conseguimos adaptar-nos e procurar pequenos mercados perto de casa, ou até mesmo algumas promoções nos supermercados, e trazer uma boa quantidade de fruta e legumes para as nossas refeições durante semana.

 

 

Quais são as vossas dicas essenciais para manter um estilo de vida saudável?

❤︎

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.